O peemedebista Antônio Rialino não é mais vereador. Nuna Viana (PMDB) retoma a sua cadeira na Câmara de Três Lagoas, que deixou há um ano e dois meses atrás para assumir a Secretaria de Meio Ambiente. Seu retorno foi oficializado nesta quarta-feira e será publicado no Diário Oficial do município de amanhã (2).
Com isso, além da prefeita perder o seu líder na Câmara, as principais Comissões Permanentes da Casa ficam sem presidente. Rialino presidia a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a Comissão de Finanças e a de Indústria e Comércio. Isto, porém, não resultará em prejuízos para a Casa, já que resta apenas uma sessão antes do recesso parlamentar para a votação da LDO e, na ocasião, poderá ser indicado presidente adoc, conforme informou o presidente da Câmara Jorge Aparecido Queiróz (PSDB).
A eleição do novo presidente deverá ocorrer no segundo semestre, quando os vereadores retornam do recesso. O mesmo deverá ocorrer com a escolha do novo líder da prefeita. Há também a possibilidade de outro peemedebista ser içado para a Secretaria de Meio Ambiente, para que Rialino retorne à Câmara e à liderança de Márcia Moura.
A base aliada da prefeita na Casa é favorável e esta permanência e, inclusive, já estaria se mobilizando nesse sentido, dentre os quais, o apóstolo Ivanildo e o Klebinho que enxergam nele a pessoa ideal para defender a prefeita.
Rialino confirmou que há especulações nesse sentido, mas que até agora não foi procurado para discutir o assunto. “A prefeita é que vai saber se é melhor eu continuar aqui, ou em algum outro lugar”, disse, referindo-se aos comentários de que ele poderia ir para o lugar de Nuna no meio Ambiente.
SATISFATÓRIO
Em relação ao período de 14 meses na Câmara, Rialino disse que foi satisfatório, mas não suficientes para fazer tudo o que pretendia. Ele avalia que foi possível ajudar a administração e atender às expectativas dos colegas. Observou, por exemplo, que contribuiu para que fossem aprovados todos os projetos do Executivo de interesse do município.
Como conquista, destaca a sua contribuição para a pacificação da Casa que, segundo ele, passava por certa turbulência no que se refere ao relacionamento com o Executivo. “Conseguimos buscar o diálogo e o entendimento”, comemorou.
A sua mais importante propositura, segundo disse, é a que prevê implantação do Conselho de Ética do Legislativo, que tramita no Jurídico da Câmara há mais de mês e deverá receber parecer nos próximos dais.
Destacou também, o projeto voltado ao meio ambiente, que estava em fase de elaboração e objetiva tornar as lagoas áreas de conservação ambiental, com recursos mitigatórios das indústrias do município, que estão parados no Imasul. Rialino disse que estava se preparando para realizar uma audiência pública com esta finalidade.