O Partido dos Trabalhadores renovará todas as suas instâncias partidárias através do voto direto de seus filiados em 11 de novembro deste ano. A Executiva Municipal do partido, presidida por Nivaldo Gonçalves dos Reis, promoverá sete encontros de filiados para que estes tenham direito de participar das eleições do final do ano.
Em reunião, na quarta feira (20), foi aprovada a realização de plenárias nos bairros Vila Piloto, Paranapungá, São Carlos, Maristela e mais duas na sede do PT. O encerramento das plenárias, que serão coordenada por Antônio Carlos Modesto, diretor de Formação Política do PT local, está previsto para o dia 16 de agosto na Câmara Municipal. Estas plenárias servirão para recadastrar os filiados que estão atualmente militando no partido e somente terão direto de votar ou de ser votados aqueles que participarem de, pelo menos, uma plenária. Além disso, o partido está promovendo uma série de plenárias para validação de novas filiações, que são obrigatórias para todos aqueles que estão entrando agora no partido da presidente Dilma.