Durante balanço do PAC2, ontem (10), o ministro dos Transportes, César Borges, anunciou que os leilões das rodovias que fazem parte do pacote de investimento em logística anunciado pelo governo no ano passado, vão acontecer em cinco etapas, entre setembro e dezembro de 2013. Pelo cronograma apresentando por Borges, o primeiro leilão vai envolver trechos da BR-262 (entre Espírito Santo e Minas Gerais) e BR-050 (entre Goiás e Minas Gerais). A publicação do edital está prevista para 31 de julho e, a licitação, para 20 de setembro. As BRs 163, 267 e 262, no Mato Grosso do Sul, e a BR-163 em Mato Grosso estão no quarto grupo, com o edital devendo ser publicado em 25 de outubro e a licitação prevista para 20 de dezembro.
O ministro informou também que os editais de 13 trechos de ferrovias que fazem parte do pacote de logística, num total de 10 mil quilômetros de novos trilhos, devem ser publicados entre 27 de julho e 28 de outubro.
PEDÁGIO
Em relação ao valor do pedágio nas rodovias federais que o governo pretende leiloar neste ano vai ser até 62,3% maior que o previsto anteriormente.
No caso das rodovias de MS, a tarifa do pedágio passou de R$ 7,10 para R$ 9,47, aumento de 33,5%. O aumento das tarifas teto é resultado de alterações feitas pelo governo para atrair investidores para os projetos.
A previsão inicial do governo era leiloar as rodovias a partir de abril. Entretanto, discussões com o mercado atrasaram o cronograma.
Os leilões fazem parte do pacote de investimento em logística lançado pelo governo em agosto do ano passado e que inclui a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias e a duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias. Na época, a previsão do governo era que os leilões levariam a um investimento de R$ 133 bilhões.