O senador Delcídio do Amaral (PT) foi aclamado no sábado (17), pré-candidato do PT ao governo do Estado e o médico Ricardo Ayache, presidente da Cassems (Caixa de Assistência aos Servidores de Mato Grosso do Sul) indicado pré-candidato ao Senado.
A decisão foi tomada durante o Encontro Estadual de Tática Eleitoral, que reuniu cerca de 400 militantes, dirigentes, prefeitos e parlamentares do partido na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
Por decisão da maioria dos militantes, a definição dos candidatos a vice-governador e a senador continuará sendo discutida com os partidos com os quais o PT negocia alianças, entre eles o PDT, o PR e o PTB. Caso nenhum deles tenha interesse em indicar o candidato ao Senado, Ricardo Ayache será confirmado na convenção do PT, em junho.
Delcídio destacou a força da militância na tomada de decisões do partido.
“ Depois de uma discussão aberta, franca e polêmica, tomamos uma decisão coerente com o quadro eleitoral que se avizinha em Mato Grosso do Sul. E não poderia ser diferente. O PT é forte porque é um partido onde todos têm voz. E essa democracia partidária que faz do PT o maior partido de Mato Grosso do Sul e do Brasil”, avaliou o senador no final do encontro.