Uma reunião pública com a Sanesul, realizada no plenário da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (17), foi a oportunidade de os vereadores e a população conhecerem investimentos e cobrarem soluções para problemas pontuais existentes no município, junto a representantes da empresa de abastecimento de água e saneamento.
A reunião foi presidida pelo 1º vice-presidente da Câmara, vereador Tonhão (PSDB),que propôs o encontro, e contou com a presença do presidente da Sanesul José Carlos Barbosa, do diretor comercial de operação, Edgar Afonso Bento e do gerente regional Álvaro Ricardo Calabria de Araújo.
Representando a Administração Municipal, compareceram o vice-prefeito Luiz Akira e o secretário de Infraestrutura, o engenheiro Walter Garcia de Oliveira Júnior.
O plenário da Casa de Leis ficou lotado, composto por representantes de entidades, servidores públicos, representantes da imprensa local e ainda moradores de bairros e residenciais que enfrentam problemas de falta de água.
Aos representantes do Legislativo Municipal, coube a missão de dar voz aos moradores de bairros como Vila Ploto e mais 12 bairros, que sofrem ou com a falta de água ou com o fornecimento da conhecida “água do Palmito”.
Participaram da reunião os vereadores Jorginho do Gás, Adão da Apae (PMDB), Apóstolo Ivanildo, Beto Araújo (PSD),Idevaldo Claudino (PT), Gil do Jupiá (PSB), Gilmar Garcia Tosta (PT), Klebinho (PPS), Nilo Candido (PDT),Rialino (PMDB), e Jorge Martinho (PSD).
Durante o uso da tribuna, os vereadores Gil do Jupiá, Jorge Martinho, Beto Araújo, Idevaldo Claudino, Gilmar Garcia, Apóstolo Ivanildo, Antônio Rialino e Jorginho do Gás questionaram e apresentaram algumas questões ao presidente da Sanesul, com destaque para as seguintes: tratamento de esgoto; recapeamento de asfalto e buracos, existentes por conta de novas ligações e troca de rede de esgoto; falta de água; preçodas tarifas e arrecadação com as taxas de esgoto e água em Três Lagoas; esgoto despejado nas lagoas e no rio Paraná; gestão da Sanesul local; tempo de ligação de água (45 dias, atualmente) e desativação do Poço Palmito.
Entre as sugestões para alguns problemas citados pelos parlamentares, estão a proposta do vereador Beto Araújo de se fazer a despoluição das lagoas, sobretudo a Lagoa Maior, através de uma parceria entre a Prefeitura e a Sanesul, e também, pelo vereador Rialino, de se deixar a recuperação asfáltica, por conta do Município,que já conta com estrutura, maquinário e pessoal, apto para refazer o asfalto que acaba sendo danificado com os serviços executados pela terceirizada da Sanesul.
O presidente da Câmara, vereador Jorginho do Gás, destacou que, se há tanto recurso investido na cidade, como os representantes da Sanesuldemonstraram por meio de slides, é preciso verificar estabelecer uma gestão local mais comprometida com os três-lagoenses.
Por parte da Sanesul, o presidente, José Carlos Barbosa, apresentou um resumo de investimentos e obras que estão em execução ou serão concluídas em até dois anos, no município.
No que se refere a investimentos, de 2007 até 2014, segundo ele, são R$ 101 milhões, sendo 95,5% de recursos da própria empresa.
Do montante apresentado, Barbosa frisou que R$ 43 milhões são de obras e serviços já efetivados e R$ 57 milhões, para ações ainda em execução. A previsão é chegar a R$ 187 milhões, devido a um novo recurso (R$ 86 milhões) pleiteados junto ao governo federal.
Quanto aos pontos polêmicos e de extrema necessidade da população, como substituição da “água do Palmito” e falta de água, a resposta foi que o poço que substituirá a água,que tem excesso de flúor e é de difícil consumo, está pronto, ativado, produzindo, 200mil litros de água, por hora, aguardando somente a Petrobras, fechar o Poço do Palmito para trocar o abastecimento.
Já sobre a falta de água, o presidente da empresa, enfatizou que existem problemas pontuais, como do bairro Vila Piloto, que serão resolvidos em breve, a partir da ativação de um poço (já perfurado) e que deverá jorrar 100 mil litros de água, por hora, dentro de umprazo de 90 dias. Fora isso, Barbosa informou que será aberta licitação para a implantação de mais três novos poços.
Também está prevista a construção dedois reservatórios, um apoiadono Santa Terezinha eoutro para atender o Residencial Novo Oeste, além de um terceiro, em construção, via parceria com a Prefeitura, com capacidade para 850 mil litros/hora.
O investimento em esgoto, R$ 56 milhões, parte foi aplicado na substituição de rede, na área central (110 KM), rebaixamento rede (22 km), além da ampliação das estações de tratamento do Jupiá, São João, Planalto. Até janeiro, deste ano, foram executados e concluídos 149 km de rede de esgoto.
A empresa também informou que, de 2007 até agora, a Sanesul registrou 14 mil novas ligações de água na cidade.
Depois das considerações de representantes da Sanesul e da Câmara, foram disponibilizados microfones para que o público se manifestasse.
Foi a oportunidade de alguns moradores falarem da realidade do dia a dia, como esgoto a céu aberto, buracos no asfalto, qualidade da água que se bebe (cheiro de cloro, em águas locais), tamanho de canos colocados em vias e, também, pedir mais empenho da prefeita e vereadores.
Como um dos resultados da reunião, ficou definido que questões pertinentes àadministração municipal, sobre água e abastecimento, serão encaminhadas à chefe do Executivo Municipal, pelo vereador Tonhão, líder da prefeita na Casa de Leis.
Barbosa agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Tonhão finalizou a reunião pública destacando a dinâmica do encontro que foi conduzido da forma mais democrática possível - sem cercear o direito do cidadão de se expressar - reconhecendo ainda que o assunto é polêmico (por isso, o debate se estendeu até as 23h15) e que muitas outras reuniões com temas de interesse público podem ocorrer, sendo da vontade da população.