O vereador Adão da Apae )PMDB), esteve na manhã de quinta feira (30), reunido com a assistente social Solange Sancho, responsável pela situação do andarilhos, que, hoje ocupam o espaço da antiga Estação Ferroviária.
De acordo com Solange, os mesmos não querem sair do local, a Secretaria de Assistência Social, através do albergue, fez o estudo da situação de cada um dos oito andarilhos que vivem em situação de rua e constataram que eles chegam a ganhar até R$ 70, 00 por dia pedindo esmolas, e com o apoio de algumas entidades eles ainda recebem alimentação, roupas e colchões.
“Muitos são oriundos do estado de São Paulo, alguns são dependentes químicos e outros com problemas psiquiátricos, temos o histórico de cada um deles que se recusam a virem para o albergue porque aqui nos temos regras e fora eles podem consumir bebida e drogas, já tentamos recolocá-lo no mercado de trabalho, mas eles logo voltam para rua,” acrescentou a assistente social Solange.
Vereador Adão, conversou com os andarilhos, e constatou a veracidade do fato. “Realmente, a assistência já fez o papel dela, cadastrou os moradores de rua, cedeu espaço para eles no albergue e tratamento no Caps, mas eles não quiseram, parabenizo a secretária Lucia Firmino e suas assessoras pelo trabalho, agora vamos ver com ministério público a melhor forma dentro da lei para fazer a remoção destas pessoas para um local apropriado,” comentou o vereador.
A secretaria de assistência social deve em breve iniciar a campanha “Não de Esmolas”, para alertar a população de que dando a esmola estão estimulando a permanência na rua destas pessoas menos favorecidas.