Justiça

Réu é condenado a 21 anos de prisão por homicídio e tentativa

Pela morte de Caíque Franceschini da Silva, 23 anos, em 2017, em Guararapes; tiros foram disparados por adolescente

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
12/04/19 às 10h55
Caíque Franceschini da Silva foi assassinado com três tiros em Guararapes (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Júri de Guararapes (SP) condenou a 21 anos de prisão, o estudante Lázaro Vinicius Souza, 21 anos, denunciado pela participação no assassinato de Caíque Franceschini da Silva, 23. O crime aconteceu em janeiro de 2017.

Segundo a denúncia, o réu entregou a arma para o adolescente que efetou os disparos que causaram a morte da vítima. Por isso, ele também foi condenado por corrupção de menores.

Como outro rapaz que estava com a vítima foi atigindo por um disparos, os jurados acataram a denúncia do Ministério Público, condenando-o também por tentativa de homicídio.

O julgamento aconteceu na quinta-feira (11) no Fórum de Guarararapes, presidido pela juíza Sílvia Camila Calil Mendonça. O réu está preso e não terá o direito de recorrer em liberdade.

Caso

De acordo com denúncia, réu e vítima haviam brigado algumas vezes. O último desentendimento teria ocorrido durante a exposição agropecurária da cidade, em novembro de 2016.

Dois meses depois, Souza disse ao adolescente que tinha a intenção de matar o rival e o convidou para executar o crime. A proposta foi aceita e o réu entregou ao rapaz, então com 17 anos, um revolver calibre 38.

No dia dos crimes, ele levou o adolescente na garupa de uma Honda Biz até à casa de Franeschini, na avenida Princesa Isabel. A vítima sentada na calçada com um grupo de colegas.

Aproveitando que todos estavam distraídos, ele parou a motoneta, o adolescente desceu, sacou a arma e passou a atirar na direção de Franceschini, que saiu correndo, mas foi atingido por três tiros, causando ferimentos no braço esquerdo e tórax, provocando a morte no local.

A outra vítima, que correu na mesma direção que Franceschini, foi atingida no braço por um dos disparos. O projétil transfixou o corpo e saiu pela costas. Após cometer os crimes, a dupla fugiu com a motoneta.

Investigação

Durante a investigação, a polícia chegou a pedir a prisão de outro rapaz, porém, posteriormente foi constatado que não havia provas da participação dele no crime.

Souza teve a prisão preventiva decretada durante o processo e aguardava julgamento na cadeia. Ele foi denunciado por homicídio e tentativa de homicídio qualificados e por corrupção de menores.

Durante o julgamento, os jurados acataram a íntegra da denúncia defendida em plenário pela promotora de Justiça Maria Cristiana Lenotti Neira.

Pelo homicídio, Souza foi condenado a 14 anos de prisão, porém, a pena foi reduzida para 12 anos por ele ser menor de 21 anos na época.

Já pela tentativa de homicídio, a pena foi de 8 anos de prisão, que somada a mais 1 ano pela corrupção de menores, chega aos 21 anos de pena.

Após o julgamento, o réu retornou ao presídio para dar início ao cumprimento da pena, no regime fechado.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  22/05/26 às 12h24
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM JUSTIÇA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.