Primeiro a lançar seu nome como pré-candidato a prefeito de Três Lagoas, o deputado estadual Angelo Guerreiro (PSDB) será também o primeiro a oficializar a sua candidatura majoritária. Será neste domingo (31), em horário e local ainda a serem confirmados. Para tanto, está sendo aguardada a disponibilidade de agenda do governador Reinaldo Azambuja, que deverá estar presente no ato.
Por enquanto, o PSDB ainda não definiu o candidato a vice. Três nomes foram indicados para o cargo: o médico Paulo Salomão Nery (PSDB), o empresário João Juveniz (Solidariedade) e o vereador Marcus Bazé (Democratas). Embora ainda paire uma dúvida no ar, previsões de bastidores dão conta de que os tucanos virão de chapa-pura na majoritária, logo, Paulo Salomão seria o nome já escolhido. No partido, entretanto, ninguém afirma isso categoricamente. Guerreiro mantém uma de dez partidos políticos: PSDB, PR, PTdoB, PRB, PPL, PP, PMN, PRP, PSC, DEM. A aliança deverá agregar ainda o PSB, que até o fechamento desta edição ainda não havia confirmado para que lado irá nestas eleições.
Angelo Guerreiro disputou a prefeitura de Três Lagoas em 2012, pelo PSD, perdendo para a atual prefeita Márcia Moura. Ele obteve 24.141, contra 28.606 recebido por Márcia.
O vereador Idevaldo Claudino será o segundo a oficializar sua candidatura. A convenção do PTB, partido que preside, será no plenário da Câmara de Vereadores. A majoritária do PTB conta apenas com o apoio do PTN, que indicará a empresária Kelly Ane como candidata a vice-prefeita. Kelly nunca disputou nenhum cargo político eletivo, enquanto que Idevaldo está em seu segundo mandato de vereador, e entende que já prestou sua contribuição como representante do legislativo municipal. Nas eleições de 2012 ele obteve 1.428 votos, mais que o dobro dos exatos 700 votos que o elegeram nas eleições 2008. Em 2014 ele concorreu para deputado estadual e recebeu 4.427 votos. Em todas estas eleições ele pertencia ao PT.
No dia 4 de agosto será a vez de Jorge Martinho confirmar em convenção a sua candidatura a prefeito de Três Lagoas. O seu nome foi o último a surgir como pré-candidato, logo após romper com Guerreiro, com quem chegou a ser aliado de primeira hora. Martinho terá como vice o fiscal de renda Fabrício Venturoli, presidente local do PROS, cuja convenção será no mesmo dia. Venturoli disputou uma cadeira de deputado federal em 2014, tendo recebido 9.530 votos.
Martinho também está sem seu segundo mandato de vereador. Ao contrário de idevaldo, a sua votação caiu vertiginosamente de uma para outra eleição. Em 2008, concorrendo pelo PMDB, ele conseguiu 1.768 votos. Já em 2012, pelo PSD, caiu para 967 votos.
Jorge conta com o apoio de dez partidos: PSD, PDT, PPS, REDE, PT, PSL, PV, PCdoB, PROS, PSDC e PEN. Martinho disse que o presidente do PSD, Marquinhos Trad não poderá estar em sua convenção, porque estará sendo confirmado como candidato a prefeito de Campo Grande na mesma data. Ele vai tentar trazer o ex-presidente do Tribunal de Contas, Cícero de Souza (PSB), que apoia sua candidatura.