Justiça

Alexandre de Moraes destaca papel de promotores eleitorais contra as fake news

Ministro do STF pediu apoio do Ministério Público no combate às milícias digitais, durante encontro de corregedores-gerais realizado na sede do MP-SP

Assessoria de Imprensa do MP-SP
20/05/22 às 14h54
Ministro do STF participou de encontro de corregedores-gerais realizado na sede do MPSP (Foto: Reprodução)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que é vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), destacou o papel do Ministério Público na defesa da estabilidade do processo eleitoral e do Estado Democrático de Direito.

Para tanto, ele vê como prioridade o enfrentamento às fake news. "Peço o apoio do Ministério Público no combate a essas milícias digitais", afirmou o ministro, em palestra proferida na manhã desta sexta-feira (20), durante a 126ª Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estado e da União, na sede do MPSP.

"O promotor eleitoral é o promotor de Justiça. Quem pode provocar a Justiça Eleitoral é o promotor" , enfatizou o ministro. "Nós vamos trabalhar, garantir a estabilidade das eleições e quem vencer toma posse".

Elogios

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, declarou que as unidades do Ministério Público vão "fazer a diferença" na garantia de eleições em que a vontade popular se expresse livremente e ressaltou a coragem do ministro, que tem o DNA do MPSP, na defesa da democracia.

A menção ao DNA tem relação com a origem de Moraes, que despontou como referência para o mundo jurídico atuando dez anos como promotor. "Tenho muito orgulho de ter sido membro do Ministério Público de São Paulo" , observou o ministro.

Apoio

"Sinta-se apoiado por nós corregedores", afirmou o presidente do Conselho, Cláudio Wolff Harger. "Esse tema das eleições é prioridade hoje", disse o corregedor nacional do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), Oswaldo d'Albuquerque.

"A sociedade brasileira terá a sua manifestação de vontade respeitada" , garantiu o corregedor-geral do MPSP, Motauri Ciocchetti de Souza. A secretária do Conselho Superior do MP-SP, Tatiana Bicudo, elogiou a atuação do ministro, seu colega de concurso na instituição, na defesa do Estado Democrático de Direito.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM JUSTIÇA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.