Justiça

Dupla acusada de matar homem no Santana vai a Júri nesta quarta

Um dos réus teve autocenter furtado e acusou a vítima de ter praticado o crime; dias depois autor do furto foi identificado

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
25/06/19 às 18h01

O Tribunal do Júri de Araçatuba (SP) se reúne nesta quarta-feira (25) para julgar o empresário Everton Augusto dos Santos, 29 anos, e o mecânico Daniel Siqueira Magalhães, 31.

Eles foram denunciados pelo assassinato do aposentado Sidinei de Freitas Menezes, 46 anos, e por tentar matar o irmão dele, Sérgio de Freitas Menezes, também aposentado e com 55 anos na época dos crimes, ocorridos em 28 de abril de 2013. Os réus aguardavam julgamento em liberdade.

Segundo a denúncia do Ministério Público, os réus decidiram matar as vítimas por vingança, por suspeitar que os irmãos seriam os autores de um furto à loja de Everton, ocorrido na mesma data.

Entretanto, posteriormente a polícia identificou o autor do furto, que foi localizado e confessou o crime.

Tiros

Em boletim de ocorrência registrado na época, consta que a Polícia Militar foi informada sobre um homicídio na rua Anselmo Manarelli na manhã daquele domingo.

No local, os policiais encontraram Sidinei sendo socorrido por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Os policiais apuraram que ele estava acompanhado do irmão, em pé na calçada, em frente à residência, quando surgiu um homem com capacete, armado com um revólver, que disparou cinco vezes na direção deles.

Sidinei foi atingido com dois tiros no peito, enquanto o irmão dele conseguiu se esconder e não foi ferido. Após os disparos, o autor fugiu e subiu na garupa de uma moto, na qual deixou o local.

Investigação

Um inquérito foi instaurado e a polícia recebeu denúncia de que Everton tinha sido o autor dos disparos, porque um irmão dele teria furtado o autocenter dele. No mesmo dia, o réu teria ido à casa de Sidinei e o agrediu com garrafadas, segundo o denunciante.

Everton teria retornado algum tempo depois, na garupa da moto de Daniel, uma Honda Titan, quando o matou.

O corréu foi identificado e ouvido no início de maio, quando confirmou à polícia ter levado Everton até o local do crime. Ele disse ter ficado à distância e ouvido apenas os disparos.

Everton foi ouvido e admitiu ter atirado nas vítimas. Em junho, ele procurou a polícia espontaneamente e entregou o revólver calibre 38 que teria sido usado no homicídio.

Júri

A denúncia foi recebida em dezembro de 2015 e os réus passaram a responder criminalmente por homicídio e tentativa de homicídio duplamente qualificados, por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Eles foram pronunciados em agosto de 2016, quando a Justiça determinou que fossem a Júri Popular.

O julgamento está marcado para as 9h, no Fórum de Justiça de Araçatuba, e o Ministério Público será representado pelo promotor de Justiça Adelmo Pinho.

Os réus têm as defesas feitas pelos advogados Anisio Rodrigues dos Reis, Benedito Matias Dantas, Lauro Rodrigues Junior, Flávio Rodrigues da Silva Batistella, Edson Roberto Bracalli e Roberta Cristina Sanches, segundo o site do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM JUSTIÇA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.