Política

75% da população aprova atual modelo de funcionamento do comércio

Pesquisa encomendada pelo Hojemais aponta a percepção da população sobre o Enfrentamento à COVID-19

Danielle Brito - Hojemais Três Lagoas
12/08/20 às 11h46
Reunião do Comitê ( Divulgação)

Pesquisa encomendada pelo Hojemais aponta a percepção da população sobre o Enfrentamento à COVID-19

Além da percepção sobre as ações de enfrentamento da pandemia trás também a aprovação da população sobre a administração municipal e o primeiro levantamento do cenário eleitoral para as eleições de 2020.

A Pesquisa de opinião foi realizada entre os dias 23 e 27 de julho de 2020 em Três Lagoas, pela empresa Compope, e mostra a percepção dos três-lagoenses sobre os maiores problemas encontrados nos bairros e sobre a atuação do Comitê de Enfrentamento à COVID-19.

A pesquisa por amostra encomendada pelo Hojemais, ouviu 600 pessoas no município da Costa Leste Sul-Mato-Grossense, tendo a margem de erro de 4,1 % pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

O sistema de coleta foi entrevista domiciliar tendo a Compope Pesquisas adotado todas as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção do novo Corona vírus, que vão desde as medidas básicas de higienização das mãos, uso de máscaras, e a manutenção de distância adequada do entrevistado.

Foi levantado a opinião da população quanto ao funcionamento do comércio de Três Lagoas no período de pandemia. A maioria absoluta da população 75,04% dos entrevistados são a favor da abertura dos estabelecimentos com restrições e apoiam o atual modelo adotado pelo comitê de crise. Enquanto 12,65% responderam que o comércio deveria ficar totalmente fechado.  8,15% falaram que as lojas e demais estabelecimentos deveriam abrir sem restrições.

Na avaliação dos entrevistados, as estratégias adotadas pela Administração Municipal e pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 estão no caminho certo para a contenção do novo Coronavírus.  54,59% dos três-lagoenses ouvidos pela Compope aprovaram a atuação da prefeitura e do comitê. O índice de reprovação foi de apenas 8,15%.

Ao serem indagados sobre o índice de contaminação do novo Coronavírus em Três Lagoas, se deve pelo fato e ser uma cidade com grande fluxo de pessoas de outras localidades, 61,2% concordam, sendo que 34,94% concordam parcialmente e 26,29% dos entrevistados concordam totalmente e 4,16% não souberam. Do total de três-lagoenses ouvidos, 20, 47% discordaram totalmente sobre o índice de infecção estar relacionado ao fluxo de pessoas de outras localidades e 14, 14% discordaram parcialmente.

Serviços públicos

Na pesquisa os entrevistados foram questionados sobre quais os maiores problemas em seu bairro. Em primeiro lugar a falta de asfalto foi a mais citada.  Em segundo lugar, aparece a lacuna com relação à rede de esgoto, seguida de limpeza pública. Sobre a iluminação pública, os entrevistados afirmaram que os bairros precisam de mais luz nas ruas.

O Compope também perguntou se ele entrevistado fosse o prefeito o que primeiro faria. Indagados sobre o que resolveriam primeiro na cidade, 25,4% responderam que dariam prioridade na área de saúde, enquanto 22,8% fariam asfaltos e calçadas.

Em terceiro lugar, aparece educação com 10,4%, seguido de rede de esgoto 7,3%, administração 5,6%, assistência social 5,4%, emprego 4,3%, segurança 3,8%, limpeza pública 3,3%, iluminação 2,3%, lazer e turismo 1,8%. Nesse grupo, também aparecem moradia, trânsito, distribuição de água, e transporte, todos com menos de 1%.

Durante a semana o Hojemais trará uma série de matérias com os resultados da pesquisa, entre eles sobre a administração municipal, cenário eleitoral, câmara municipal entre outros. Acompanhe em nosso site www.hojemais.com.br.

A pesquisa realizada pela Compope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número nº MS-03549/2020, no dia 6 de agosto de 2020.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.