Justiça

Homem é condenado a 14 anos por tentar matar policiais civis em Aracanguá

Acusado também foi condenado pelo Tribunal do Júri por tráfico de drogas; não terá direito de recorrer em liberdade

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
17/06/21 às 17h17
Carro do réu foi encontrado abandonado após atropelamento ocorrido em julho de 2017 (Foto: Arquivo)

O Tribunal do Júri de Araçatuba (SP) condenou Rodrigo Gouveia Garcia, 35 anos, a 14 anos e 23 dias de prisão no regime inicial fechado por tentativa de homicídio contra dois policiais civis de Santo Antônio do Aracanguá. Os crimes aconteceram em julho de 2017 e o réu também foi condenado por tráfico de drogas.

O julgamento aconteceu nesta quarta-feira (16) no Fórum de Araçatuba e a sentença foi proferida pelo juiz Danilo Brait, que não concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade. O promotor de Justiça de Adelmo Pinho, que defendeu a denúncia em plenário, não pretende recorrer da decisão.

Conforme a denúncia, os crimes ocorreram durante tentativa de abordagem ao réu em 4 de julho de 2017, que era suspeito de tráfico de drogas. Morador em um sítio em Aracanguá, ele já havia sido preso pelo mesmo crime e havia várias denúncias contra ele.

Atropelamento

Na ocasião dois policiais civis tentaram abordá-lo quando ele conduzia um GM Meriva, mas Garcia desrespeitou a ordem de parada, acelerou o veículo e o jogou em direção aos policiais, atingindo um deles.

O caso foi comunicado à Polícia Militar, com emprego do helicóptero Águia, e à Polícia Civil de Araçatuba, que encaminhou equipe do GOE (Grupo de Operações Especiais) para auxiliar nas buscas.

Os policiais de Aracanguá foram encontrados na estrada de terra que liga o distrito de Major Prado a Auriflama. O que estava ferido foi levado para o pronto-socorro da cidade pelo colega de trabalho e algumas horas depois, o carro usado pelo suspeito foi encontrado abandonado em uma mata, próximo a um condomínio de ranchos.

Segundo a polícia, o veículo estava com o vidro traseiro quebrado, tinha avarias na lateral e foi deixado com a chave no contato. Debaixo do banco do motorista foi encontrada uma sacola com duas porções de maconha e havia um pino de cocaína caído no assoalho.

Também foi apreendido um aparelho de celular, um rolo de fita adesiva, uma conta de água e uma de energia elétrica em nome do réu e duas folhas de cheque de R$ 1 mil cada, já compensadas. O réu não foi encontrado na ocasião.

Condenação

Garcia havia sido preso em 2010 com aproximadamente 400 gramas de cocaína em abordagem na rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), em Araçatuba. Na ocasião ele estava acompanhado da mãe e de um irmão, que também foram presos.

Ele cumpriu pena de 5 anos e 10 meses por tráfico e vinha sendo investigado havia vários meses pelo mesmo crime. O investigador ferido chegou a ser transferido para a Santa Casa de Araçatuba, mas não foram constatadas fraturas.

O mandado de prisão contra o réu foi expedido em 10 de julho de 2017 e cumprido no dia 13 do mesmo mês. Pelos crimes de tentativa de homicídio ele foi condenado a 7 anos, 3 meses e 3 dias de prisão e a mais 6 anos, nove meses e 20 dias pelo tráfico de drogas.

Por ter respondido ao processo preso, ele não terá o direito de recorrer em liberdade.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM JUSTIÇA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.