O Tribunal do Júri de Araçatuba (SP) se reúne nesta quarta-feira (5), para julgar Affonso Portes de Souza, 29 anos, por participação no assassinato de Matheus de Souza Estavare, 19.
O crime aconteceu em maio de 2016, atrás da escola municipal Euza Neuza Marcondes Larios, no bairro Hilda Mandarino. A vítima foi morta com 14 tiros.
De acordo com a denúncia, o crime teria sido praticado por vingança, em decorrência de vários assassinatos anteriores.
Em 2016, Araçatuba registrou 38 homicídios de acordo com a SSP (Secretária de Segurança Pública) do Estado, o dobro de 2017 e o maior número desde 2006, quanfo houve 43 assassinatos.
Denúncia
Consta na denúncia do Ministério Público que o réu e um amigo dele, hoje com 22 anos, se desentenderam com o adolescente Gabriel de Oliveira, 17, conhecido como Chaves.
Esse adolescente foi assassinado em 22 de janeiro de 2014, também no bairro Hilda Mandarino, tendo como suspeito do crime, o amigo do réu, que está preso desde novembro do ano passado, quando foi flagrado com drogas no residencial Águas Claras.
Após o assassinato do adolescente, surgiram boatos de que Alex Garcia da Silva, 23, conhecido como Tio Chico, queria vingar a morte de Chaves. Diante dessa possibilidade, Affonso, que vai a julgamento hoje, o teria matado primeiro.
O homicídio aconteceu na noite de 6 de fevereiro de 2016, também no bairro Hilda Mandarino. A vítima foi encontrada dentro de uma casa, com tiro na cabeça.
O réu responde por esse homicídio em outro processo e o julgamento pelo Tribunal do Júri de Araçatuba está marcado para 27 de maio.
V ingança
Diante de mais um assassinato, passaram a surgir conversas de que amigos das duas últimas vítimas, entre eles Estavare, iriam se vingar.
Porém, antes de ele ser morto, Luiz Gustavo Gonçalves de Abreu Santos, 26, conhecido como Gu Santos, foi assassinado com dez tiros no residencial Águas Claras.
Ele era amigo de Affonso, o que teria aumentado ainda mais nele o desejo de vingança, segundo a denúncia.
A partir daí, o réu passou a andar com frequência no bairro Hilda Mandarino para escolher o melhor momento para matar os rivais.
Na noite em que foi assassinado, Estavare estava com dois amigos em uma sorveteria no bairro, quando o veículo VW Gol pertencente a Affonso passou pelo local.
Sabendo que o réu queria vingar a morte do amigo, os jovens deixaram o local. Um deles foi para a praça do bairro enquanto Estavare foi com o outro jovem para a casa dele.
No caminho, os dois foram cercados pelo Gol e Affonso desceu do lado do passageiro. Armado, ele passou a atirar nos dois jovens, que pularam da bicicleta e correram.
O outro jovem conseguiu fugir, mas Estavare foi atingido. Quando ele já estava caído no chão, o réu se aproximou, descarregou a pistola e depois fugiu.
Homicídio
Affonso foi denunciado por homicídio qualificado por motivo torpe, devido a vingança, e praticado com recurso que dificultou a defesa das vítimas.
O promotor de Justiça Adelmo Pinho considerou que o jovem que estava com o réu só não foi morto porque conseguiu fugir, por isso, também o denunciou pela tentativa de homicídio com as mesmas qualificadoras.
O julgamento está marcado para as 9h, no Fórum de Araçatuba. Affonso está preso e tem a defesa feita pelo advogado Wagner Clemente Cavasana.