O encadernador Gabriel da Silva Barbosa, 21 anos, morador no bairro Rosele, em Araçatuba (SP), foi preso na tarde de sexta-feira (12).
Condenado a 5 anos de prisão por tráfico de drogas, ele foi abordado por policiais militares na rua Izamar, onde mora, e levado para o plantão policial, para depois dar início ao cumprimento da pena.
Segundo a denúncia, o réu foi preso em flagrante na noite de 6 de novembro de 2017, na avenida Jorge Mellem Rezek.
Policiais militares que realizavam patrulhamento quando o viram em atitute suspeita. Segundo a polícia, ele já era conhecido pela comercialização de entorpecentes e havia informações de que fornecia droga para travestis e prostitutas que faziam ponto nesse local.
Barbosa foi revistado e estava com R$ 12,00 em dinheiro. Os policiais foram até à casa dele e, apesar de o réu afirmar que não tinha droga no imóvel, foi encontrado dentro de uma churrasqueira, no quarto dele, um pote plástico de fermento cheio de cocaína em pó, 20 pinos com o entorpecente e 20 porções de maconha.
Também foram apreendidos cerca de 100 microtubos plásticos vazios, usados para fracionar droga.
Confessou
Ainda de acordo com a denúncia, o réu informalmente confessou a propriedade dos entorpecentes que eram para venda e informou que comercializava cada porção a R$ 10,00.
Ouvido novamente durante o processo, o encadernador admitiu apenas a posse da maconha, alegando que era para uso pessoal.
A sentença em primeira instância foi proferida em agosto de 2018, pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Araçatuba, Emerson Sumariva Júnior, que o condenandou a 5 anos de prisão.
A defesa recorreu, porém, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve a decisão, em julgamento ocorrido em 13 de junho de 2019.
Como Barbosa aguardava julgamento em liberdade, o mandado de prisão foi expedido em 28 de junho.