Justiça

Retorno das aulas presenciais é suspenso pelo TJ-SP

Medida é válida para as fases Vermelha e Laranja do Plano São Paulo e decisão atende pedido da Apeoesp

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
29/01/21 às 08h55
Retornou das aulas presenciais está suspenso por liminar no Estado (Foto: Arquivo/Divulgação)

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acatou pedido da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo) e concedeu liminar suspendendo a retomada das aulas e atividades escolares presenciais nas escolas localizadas em áreas classificadas nas fases Vermelha e Laranja do Plano São Paulo, em todo o Estado.

A decisão é da 9ª Vara da Fazenda Pública da Capital e é válida para escolas públicas, privadas, estaduais e municipais. Atualmente, todas as regiões do paulistas estão nas fases Vermelha ou Laranja.

O decreto 65.384/20 determina o retorno das aulas e demais atividades presenciais, gradualmente, nas unidades de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Para os municípios em áreas classificadas nas fases Vermelha ou Laranja, é permitida a presença de 35% do número de alunos matriculados; na Fase Amarela 70%; e na Fase Verde 100%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Direito à vida

Ao conceder a liminar, a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti considerou que a situação atual da crise sanitária não justifica a retomada das aulas presenciais nas escolas localizadas nas áreas classificadas nas fases Laranja e Vermelha, “em nome da proteção ao direito à vida, que não pode ser desprezado, vez que constitui direito fundamental, inviolável, resguardado no artigo 5.º ‘caput’ da Constituição Federal”, citou.

Ela ainda destacou o recente agravamento da pandemia, com aumento do número de mortes, surgimento de novas variantes do vírus e colapso do sistema de saúde em algumas regiões.

“Merece prevalecer o direito à vida, pois arriscar a saúde para a retomada das aulas presenciais, em locais onde a transmissão do vírus é intensa, sem vacinação dos profissionais da educação, pode gerar um aumento do número de contaminados e de mortos pelo vírus”, considerou a juíza.

Cabe recurso da decisão.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM JUSTIÇA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.