Justiça

Fundo de investimento apresenta pedido de falência do Grupo DOK

Iniciativa é do escritório Dias da Silva Advogados, representando Evolut Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, uma das vítimas da suposta fraude no montante aproximado de 400 milhões de reais

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
19/01/23 às 10h54
Pedido de falência do Grupo DOK foi apresentado na Justiça de Birigui (Foto: Reprodução)

O Grupo DOK, dono das marcas Ortopé e Dijean, passa a ser alvo de mais uma ação na Justiça, desta vez, um pedido de falência apresentado pelo escritório Dias da Silva Advogados. O escritório representa o Evolut Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, que forneceu crédito ao grupo mediante apresentação de recebíveis, que posteriormente apresentaram indícios de fraude.

Segundo o que foi apurado pela reportagem, um boletim de ocorrência de estelionato denunciando o caso à polícia foi registrado em dezembro do ano passado por representante de um banco, que em novembro emitiu uma Cédula de Crédito à Exportação de R$ 4.000.000,00.

Ficou definido que valores devidos à DOK por uma cliente para a qual era fornecedora de produtos deveriam ser utilizados para cobrir o valor oferecido. Essa cliente do grupo chegou a fazer alguns pagamentos na conta vinculada, mas um mês depois do acordo ser firmado, informou ao banco que todo o valor devido já havia sido pago diretamente à DOK, em outra conta bancária, sem qualquer aviso ou informação prévia.

Outras ações

Esse já é o terceiro questionamento contra o Grupo DOK na Justiça por escritório diferente representando fundos de investimento, diante de uma liminar que a empresa conseguiu na Justiça de Birigui no dia 7 deste mês , suspendendo o andamento de ações de execuções que somavam mais de R$ 9 milhões até aquela data.

O pedido de liminar foi apresentado inicialmente em 28 de dezembro, no Plantão Judiciário de Araçatuba, e negado. Reapresentado na Justiça de Birigui no dia 7 deste mês, ele foi acatado. Porém, no dia 12 o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) suspendeu a liminar , ao acatar recurso apresentado por um dos escritórios que representa um dos fundos que entrou com ação de execução.

Crime

Outro escritório protocolou notícia crime contra o Grupo DOK no Ministério Público, pedindo entre outras coisas, a instauração de inquérito policial para investigar possível crime por parte dos diretores da empresa. O caso ainda está em análise.

No caso do pedido de falência, o advogado José Luis Dias da Silva, autor do pedido, explica que o objetivo é defender os interesses dos credores para que o possível pedido de recuperação judicial que deve ser apresentado pelo Grupo DOK não seja utilizado de forma desvirtuada. "A recuperação judicial não é feita para dar salvagarda para golpe", comenta.

Pedido

O pedido de falência foi protocolado na quarta-feira (18) na Justiça de Birigui, cidade onde está registrada a sede do Grupo DOK, que produz calçados para grandes marcas como Arezzo, Bata e Puma e distribui para grandes redes varejistas brasileiras do mercado da moda, como Renner e C&A.

Ainda de acordo com ele, o objetivo não é que seja decretado o encerramento das atividades do grupo, que emprega cerca de 2,5 mil trabalhadores diretamente. Nesse caso, em se decretando a falência, deve ser feito o levantamento do ativo da empresa, para que ela possa ser colocada a venda e mantenha as atividades, enquanto se apura as responsabilidades pelas eventuais fraudes.

"Caso o processamento do pedido de falência seja aceito, o Grupo DOK deverá apresentar defesa e o procedimento terá andamento, mesmo diante de eventual pedido de recuperação judicial", informa.

O Hojemais Araçatuba já comunicou a DASA Advogados, consultoria especializada para diagnóstico da atual conjuntura empresária do Grupo DOK, sobre o protocolo do pedido de falência, e aguarda um posicionamento.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM JUSTIÇA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.